top of page

MILAGRE ECONÔMICO

Apesar do governo Médici ter sido o mais violento, foi também o que teve a melhor economia enquanto a ditadura estava no poder. Foi durante esse período que aconteceu o chamado “milagre econômico brasileiro”.

 

Favorecido pelo bom momento da economia internacional, o governo conseguiu empréstimos no exterior a juros baixos e investiu na indústria, na agricultura, no setor energético e na construção civil.

 

Além disso, foi durante esse período que foram construídas as usinas hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí, as usinas nucleres de Angras dos Reis, a Ponte Rio-Niterói e a Rodovia Transamazônica; no entanto a estrada foi inaugurada sem estar concluída

 

Entre 1968 e 1973, a economia brasileira cresceu, em média, 11,2% ao ano. Contudo, nem todos os brasileiros desfrutaram desse crescimento. A política de diminuição dos salários fez aumentar a concentração de renda e a desigualdade do país.

 

Com o aumento dos preços do petróleo, em 1973, os empréstimos diminuíram e os juros da dívida externa aumentaram. Do “milagre”, passou-se à alta da inflaçao e ao aumento nos índices de desemprego.

bottom of page